(english below)
Num país onde o governo fascista une as massas com declarações racistas e anti-semitas, isto não surpreende. A situação política na Hungria para as pessoas anti-fascistas, ciganas sinti e roma, queers e outros grupos discriminados tem sido difícil de suportar há muito tempo.
Atrás das grades estão as anti-fascistas presas e expostas a esta atmosfera hostil. Além do isolamento que enfrentam acrescenta-se as condições subhumanas nas prisões húngaras, que não são apenas as mais antigas, mas também as mais sobrelotadas da UE.
Em particular, hoje começa o processo a Ilaria Salis, professora de 39 anos de origem sarda que está presa em Budapeste desde há quase um ano sob a acusação de atacar dois neo-nazis. O advogado de defesa, Gyorgy Magyar, comunicou a uma agência de informação italiana que o Ministério Público propõe uma pena de 11 anos de prisão para Ilaria Salis.
Numa carta publicada há alguns meses, Ilaria descreveu o seu estado: com “algemas”, “um cinto amarrado às algemas” e “outra algema à qual está presa uma trela” e com uma “situação alimentar” descrita como “catastrófica”.
O advogado acrescenta que Salis sofre com as condições de encarceramento extremo a que está sujeita, «a sua detenção sob estrita vigilância, o impedimento durante muito tempo do contacto com a sua família e com as autoridades italianas. Ela é tratada como uma perigosa terrorista internacional.»
Os pedidos para que Ilaria Salis pudesse cumprir a pena em prisão domiciliária em Itália foram rejeitados pelas autoridades húngaras.
Lembramos que também em Portugal os neo-nazis se queriam manifestar livremente pelas ruas do Intendente, Martim-Moniz e Benformoso, zona da cidade com um grande número de população imigrante. Só com a pressão de coletivos anti-fascistas e anti-racistas é que o governo decidiu tomar uma posição, revelando a sua complacência. Também um partido fascista, onde os neo-nazis depositam a sua confiança e vêem o seu discurso legitimado, continua presente no nosso parlamento e a crescer.
Somos solidáries com todas as pessoas anti-fascistas presas. Desejamos muita força a todes estes companheires que apesar das circunstâncias mantêm a sua posição. Estas companheiras precisam do nosso apoio, agora mais do que nunca! ✊🖤❤️🔥
As prisões são fascistas, uma ferramenta para eliminar a dissidência, a resistência e a revolta.
Contra todas as prisões e as sociedades que delas precisam!
Solidariedade com as pessoas presas na Hungria! Todes Livres!
(english)